5 sinais de que você deve trocar o aparelho auditivo

conheça-os-principais-acessórios-para-aparelho-auditivo
Conheça os principais acessórios para aparelho auditivo
8 de abril de 2021
conheça-os-principais-acessórios-para-aparelho-auditivo
Quais os acessórios de aparelho auditivo indispensáveis?
30 de abril de 2021
Para garantir a funcionalidade correta do aparelho auditivo é fundamental atentar-se a alguns fatores. Saiba se já está na hora de realizar a troca.

Para garantir a funcionalidade correta do aparelho auditivo é fundamental atentar-se a alguns fatores. Saiba se já está na hora de realizar a troca.

A vida útil do aparelho auditivo depende, principalmente, da forma como os cuidados com o aparelho são realizados. Além disso, é fundamental que uma reavaliação seja feita com o fonoaudiólogo de 3 em 3 anos, para garantir que o aparelho está adequado para a perda auditiva.

No entanto, por mais que a limpeza do aparelho auditivo e a manutenção sejam realizadas corretamente, o desgaste natural fará com que exista a necessidade da realização da troca do aparelho. 

Conheça 5 sinais que demonstram que está na hora de realizar a troca: 

1. O som aparenta estar baixo

Quando o paciente escuta, no entanto não entende tão bem o que é dito, isso pode representar o agravamento da perda auditiva ou o fim da vida útil do aparelho auditivo, nos dois casos é necessário realizar a troca do aparelho.

É extremamente comum que a perda auditiva evolua, dessa forma o aparelho se torna fraco e não atende mais a necessidade do paciente, o fonoaudiólogo recomendará a troca do aparelho.

No entanto, é possível que a perda auditiva não tenha evoluído e mesmo assim a pessoa esteja com dificuldades para escutar, mesmo com a bateria para aparelho auditivo correta e toda a limpeza do aparelho realizada, em alguns casos uma pequena manutenção poderá resolver o problema, caso não ocorra melhora, é o fim da vida útil do aparelho.

2. Frequente necessidade de manutenção

A cera do ouvido e a oleosidade da pele podem causar bloqueio dos receptores e microfones, por isso é extremamente comum que o aparelho e os acessórios para aparelho auditivo necessitem de manutenção.

Entretanto, é fundamental atentar-se a respeito da frequência em que as manutenções têm sido necessárias.  Quando o aparelho começa a apresentar necessidade de reparos frequentes é um sinal de que ele está no fim de sua vida útil e é importante adquirir um novo aparelho.

3. Aparelho auditivo apresenta fragilidade

Nos casos em que mesmo todos os acessórios para aparelho auditivo estão em boas condições, mas mesmo assim o aparelho mostra-se folgado ou apertado, causando incômodos e dores pode ser um sinal de que é necessário realizar uma substituição.

4. Dificuldade no momento da limpeza

Realizar a limpeza do aparelho auditivo e do protetor de cera é fundamental para garantir a funcionalidade correta do aparelho, quando a realização da limpeza mostra-se impedida por algum fator é importante dedicar uma atenção especial, pois isso pode representar a necessidade de substituição do aparelho auditivo.

5. Tecnologia ultrapassada: o aparelho auditivo não atende mais às necessidades

Por fim, cada vez mais, novas tecnologias surgem, tecnologias essas que auxiliam diretamente na melhoria da qualidade de vida e do bem-estar do paciente.

Quando se trata dos aparelhos auditivos, hoje em dia é possível encontrar equipamentos que possuem sons mais nítidos e naturais, e que além disso oferecem conforto e praticidade para o paciente. 

No momento em que o paciente sente que o aparelho não atende mais às necessidades dele, é imprescindível procurar o fonoaudiólogo para realizar uma reavaliação e avaliar a possibilidade de troca do aparelho.

Gostou dessas dicas? Continue acompanhando o blog da Sonora Web e veja mais artigos como esse. 

Os comentários estão encerrados.

Mostrar
Esconder