Saiba quais são as principais causas de perda de audição em crianças

Começar a usar aparelhos auditivos é um processo que exige adaptação. Acesse e saiba mais sobre aceessórios para aparelho auditivo!
Dicas para quem está começando a usar aparelhos auditivos
23 de setembro de 2020
É comum que idosos tenham deficiência auditiva relacionada à idade avançada. Acesse e saiba também sobre acessórios para aparelho auditivo!
Sintomas e tratamento da perda auditiva relacionada à idade
25 de setembro de 2020
A deficiência auditiva também pode afetar os pequenos. Saiba mais sobre as causas, tratamento e acessórios para aparelho auditivo.

A deficiência auditiva também pode afetar os pequenos. Saiba mais sobre as causas, tratamento e acessórios para aparelho auditivo.

A deficiência auditiva também pode afetar os pequenos. Assim como em outras faixas etárias, há diferentes causas da perda auditiva em crianças. Continue lendo o blog da Sonora Web para saber mais sobre as causas, tratamento e acessórios para aparelho auditivo.

Causas

Confira as principais causas da perda de audição em crianças:

Doenças adquiridas na gestação

Em alguns casos, o bebê já nasce com essa deficiência, sendo chamada de surdez congênita. Geralmente, isso é causado por doenças durante a gestação, como sífilis e rubéola.

Infecção na UTI neonatal

Outra causa é infecção pega na UTI neonatal. Por diversos motivos, os recém-nascidos são levados até essa ala do hospital. Como são frágeis e por receberem diversos medicamentos, a perda auditiva pode ser uma consequência.

Doenças na infância

Certas doenças adquiridas na infância, como sarampo, caxumba e otite, podem provocar a deficiência auditiva dependendo da situação. 

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico deve ser feito por profissionais especializados na área. O primeiro teste de audição que a criança faz é conhecido como “teste da orelhinha”, que ocorre nas primeiras 48 horas de vida. 

No entanto, os pais ou responsáveis pela criança precisam estar atentos a possíveis problemas de audição durante o seu desenvolvimento. Caso as pessoas percebam que a criança está com dificuldade de se comunicar, reagir aos sons, entre outras questões, é indicado procurar o médico.

Com exames, o profissional de saúde conseguirá diagnosticar o problema e orientar o tratamento. Geralmente, é recomendado o uso de aparelhos auditivos. Os dispositivos são capazes de amplificar o som, melhorando a audição. Crianças a partir de quatro meses de idade podem utilizar.

De acordo com um estudo norte-americano com 180 crianças de três a cinco anos com perda auditiva, quanto mais cedo a criança começa a fazer o tratamento, melhor será o resultado.

Não é fácil fazer a criança se adaptar ao aparelho, dependendo da idade e condições, mas é possível incentivar. Além de estar atento ao uso e cuidados que os pequenos devem tomar com o dispositivo, não esqueça de fazer a limpeza aparelho auditivo e utilizar acessórios corretos.

Confira dicas para incentivar o seu filho a utilizar o aparelho e como ajudá-lo:

  • deixe a criança falar, não fale por ela;
  • converse sobre perda auditiva;
  • converse em tom normal;
  • não esqueça de utilizar kit limpeza aparelho auditivo;
  • tente encontrar outras experiências de crianças que também usam aparelhos para audição;
  • dependendo da idade, ensine a criança a trocar as baterias para aparelhos auditivos e fazer a limpeza;
  • utilize desumidificador e protetor de cera adequados;
  • apoie o seu filho.

Como a Sonora Web pode ajudar?

A Sonora Web é especialista em acessórios para aparelhos auditivos, oferecendo produtos de alta qualidade para ajudar no tratamento de pessoas com perda de audição. Entre em contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostrar
Esconder