Como identificar a necessidade dos aparelhos auditivos

Entenda como funcionam os aparelhos auditivos
30 de outubro de 2017
Como fica aprendizagem em caso de perda auditiva
6 de novembro de 2017

Saiba quando existe a necessidade de utilizar aparelhos auditivos.

A perda de audição é tratada como uma deficiência auditiva, pois é necessário o uso de um aparelho auditivo, também chamado de prótese auditiva acústica, e junto deve-se comprar pilhas auditivas para o aparelho. Este dispositivo é utilizado para ampliar o volume dos sons e facilita a vida das pessoas que tiveram a perda desta função.

Normalmente, os idosos são as pessoas que mais sofrem com a dificuldade de ouvir em razão do envelhecimento, mas existem outras causas para o aparecimento deste déficit de audição. São eles: hereditário, estilo de vida, exposição à ruídos e o uso de medicamentos em excesso.

Porém, também existem sinais que nos ajudam a identificar a necessidade de uso dos aparelhos auditivos. Por exemplo, é necessário se preocupar com os casos em que a pessoa não consegue entender direito o que é falado ao telefone ou em locais com mais barulho. Ou até mesmo quando a pessoa possui a tendência de aumentar o volume da televisão.

Entender e interpretar os sinais que as pessoas com problemas auditivos têm é preocupante porque, na maioria das vezes, essa deficiência pode causar constrangimento aos portadores. Diante disso, é normal que eles disfarçem a surdez e, consequentemente, ocultam a situação de todos.

Os resultados dessa ação – geralmente – são negativos, pois faz com que os envolvidos peçam para que as pessoas repitam o que falaram com frequência; os deficientes correm o risco de dar respostas erradas ou se isolar em razão da falta de entendimento.

Para evitar que essas consequências ocorram, é essencial saber quais os modelos de aparelho auditivo que estão à disposição dos portadores da deficiência. Existem aparelhos de uso interno ou externo à orelha, compostos por microfone, amplificador de som e auto-falante, o que aumenta o som para chegar ao ouvido.

Para o seu uso, é necessário ir no otorrinolaringologista e fazer exames de audição, como o audiometria, para saber qual o grau de surdez, que pode ser leve ou profunda, e escolher o dispositivo mais adequado.

Além disso, saiba onde comprar pilhas para aparelhos auditivos. A Sonoraweb orienta que a manutenção do dispositivo deve ser muito delicada e higiênica, bem como o aparelho deve dispor de pilhas novas e de qualidade. Acesse o site! Faz bem ouvir bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostrar
Esconder