Como saber que está na hora de trocar o aparelho auditivo?
22 de junho de 2019
O cinema não tem legenda? Saiba o que fazer
25 de junho de 2019

Está procurando acessórios para conservação do seu aparelho auditivo?

O próprio uso de aparelhos auditivos é responsável pela umidade, e é aí que os acessórios entram, em especial o desumidificador. Além de diminuir a umidade, eles auxiliam no aumento de vida útil do aparelho, na qualidade de funcionamento (dependendo do modelo usado), e no impedimento de proliferação de germes e sujeira.

Existem dois tipos de desumidificadores de aparelhos auditivos, sendo eles o elétrico e o em cápsula de sílica com gel. É importante saber quais são as opções, para decidir qual o melhor tipo para você, ou seja, aquele que atende mais às suas necessidades.

Desumidificador elétrico

O desumidificador elétrico tem uma ação profunda no processo de diminuir a umidade do aparelho auditivo. Ele possui UV-C (luz ultravioleta), que tem a capacidade de eliminar todos os germes encontrados no local, em um período que pode durar até 30 minutos.

Outra vantagem deste modelo é que ele desliga automaticamente, caso haja uma abertura da tampa.

Desumidificador com sílicas em gel

Este modelo muda a sua cor a medida que a água do aparelho auditivo é absorvida. E é baseado na cor, que é possível identificar quando as sílicas necessitam de substituição. Uma vantagem deste desumidificador, é que no lugar da troca de todo o aparelho, é possível comprar somente o refil de sílica economizando na manutenção.

Por que a umidade é prejudicial para o seu aparelho auditivo?

Apesar da umidade ser natural nos aparelhos auditivos, pode danificar os componentes elétricos do mesmo. Sendo assim, é muito importante fazer esta manutenção, para aumentar a vida útil e a funcionalidade do seu aparelho. Pois ele afeta diretamente a sua qualidade de vida e saúde auditiva, sendo um item indispensável para o seu dia a dia.

Mas qual a real causa da umidade?

São vários os fatores, mas entre eles estão o cerúmen e a transpiração normal que ocorre diariamente, que podem sim, causar um dano no circuito interno dos aparelhos auditivos.

É importante entender que a substância existente no desumidificador é confiável, pois foi especialmente desenvolvida para absorver a umidade dos aparelhos. Sempre que os aparelhos não estiverem sendo usados, é importante que eles fiquem guardados dentro dos recipientes de desumidificadores.

A vida útil geralmente é de seis meses, sendo recomendável a troca depois deste período. Também é importante lembrar que nunca se deve colocar o aparelho auditivo no forno ou no micro-ondas. Também deixe seu aparelho auditivo e o desumidificador longe do alcance de crianças!

É importante conversar com o seu médico e outros especialistas para saber qual o melhor tipo de desumidificador para o seu aparelho auditivo. Tendo em vista que ele é um acessório indispensável para a manutenção dos aparelhos e para o auxílio de longevidade.

Cuidar do seu aparelho irá refletir diretamente na sua audição e na qualidade de vida. Sem ele alguns fatores podem começar a afetar sua vida, principalmente no âmbito social, onde a comunicação é a parte chave da convivência. Cuide do seu aparelho, para cuidar de você!

Os comentários estão encerrados.

Mostrar
Esconder