Conheça a evolução dos aparelhos auditivos

Saiba mais sobre o tratamento para perda auditiva
25 de março de 2021
Entenda mais sobre a relação da perda auditiva e terceira idade
26 de março de 2021

Close-up Of Doctor Putting Hearing Aid In Senior Patient's Ear

Tanto os equipamentos auditivos, quanto os acessórios para aparelhos auditivos sofrem grandes evoluções ao decorrer dos anos. Esse avanço é muito importante para que pessoas com deficiência auditiva possam viver com mais conforto, garantindo inclusão em diferentes âmbitos pessoais e profissionais dos mesmos.

Acompanhe o blog da Sonora Web e veja as evoluções dos acessórios e aparelhos auditivos até os dias atuais.


O começo da história dos aparelhos auditivos

Por mais que os primeiros aparelhos auditivos tenham sido uma grande descoberta e ajudado pessoas a enfrentarem um enorme desconforto que passam diariamente causados pelas dificuldades de não escutar, não era algo versátil e confortável como os atuais que utilizam bateria para aparelho auditivo, por exemplo.

Na verdade, eram muito diferentes dos atuais – os primeiros aparelhos auditivos eram enormes trombetas em forma de chifre com uma parte larga e aberta em uma extremidade que detectava o som e quanto maior a dificuldade de audição, maior era o equipamento.

Antes, as trombetas auditivas, que são relativamente conhecidas até hoje, já aparecem relatadas em estudos por volta de 1650, tendo sua popularização no século seguinte.

O primeiro nome que aparece na história para criação dos equipamentos e acessórios de aparelhos auditivo que se parece com os sistemas atuais, foi Thomas Edison. O mesmo, em meados de 1886, criou uma forma de transmitir o carbono, que alterava os sons em sinais elétricos, que podiam viajar através de fios e serem convertidos de volta em sons.

E indo mais além nessa história, somente em 1955, foi criado o primeiro modelo de AASI Retroauricular analógico.

Como saber mais sobre equipamento e acessórios de aparelhos auditivos no Brasil?

Pessoas da terceira idade que sempre sofreram com problemas auditivos, provavelmente já sentiram o impacto dessa evolução nos equipamentos. Atualmente, muitos utilizam bateria para implante coclear, mas por muito tempo o uso dos Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI) era unanimidade.

No Brasil, a história dos equipamentos com pilha para aparelho auditivo e outros acessórios que fazem parte dos dias atuais podem ser encontradas no museu Museu do Aparelho Auditivo, com localização na cidade de Franca/SP.

É importante essa evolução e que pessoas com deficiência auditivas leves e severas possam sentir-se mais confortáveis e confiantes ao utilizarem esses aparelhos.

Os aparelhos e até mesmo os acessórios, como o desumidificador de aparelho auditivo, através de muito estudo e tecnologia, estão cada vez mais potentes e com tamanhos compactos para que afete o menos possível a vida do paciente. Para dúvidas e informações entre em contato conosco, faça uma avaliação com seu médico e veja qual melhor aparelho se encaixa com o seu diagnóstico!

Os comentários estão encerrados.

Mostrar
Esconder