Entenda mais sobre a relação da perda auditiva e terceira idade

Conheça a evolução dos aparelhos auditivos
26 de março de 2021
Cuidados com aparelhos auditivos durante a pandemia
29 de março de 2021

A perda auditiva pode acontecer com qualquer pessoa e em qualquer idade, mas sabemos que o uso do aparelho e acessórios de aparelhos auditivos são bem mais frequentes com pessoas da terceira idade.

Para muitas pessoas, a perda auditiva é algo comum e certeiro que se aconteça ao atingir uma certa idade – mas, por mais que seja algo corriqueiro, não é uma regra e alguns cuidados antes de atingir a terceira idade podem ser decisivos como prevenção da perda auditiva, bem como, limpeza auditiva.

Acompanhe o blog da SonoraWeb, especialista em pilha, bateria para aparelho auditivo e outros acessórios, e entenda um pouco mais essa relação entre a perda auditiva e a terceira idade.

Terceira idade: como observar problemas auditivos?

Uma das maiores causas de perda auditiva e a busca por bateria para implante coclear, está relacionada a idade e isso ocorre porque quando se envelhece as células ciliadas, que se encontram no ouvido, começam a se degenerar e vão paulatinamente  piorando, com o passar do tempo, processo natural que ocorre com todos nós à partir dos 50 e 60 anos.

Dados comprovam que apenas 3 entre 1000 consultas com  clínicos gerais com pacientes com a idade abaixo de 50 anos está voltada para administração e perda auditiva relacionada com a idade.

O importante para iniciar o tratamento é observar os sinais de que algo não vai bem com a audição. É fundamental que conheça os sinais do seu corpo e nos primeiros sintomas, procure um médico especialista para te indicar tratamento, kit limpeza auditiva e até mesmo algum modelo de aparelho auditivo.

Sintomas de perda auditiva

  • Pedir às pessoas para repetirem o que disseram;
  • Aumento constante de volume da televisão e rádio;
  • Dificuldade de ouvir as pessoas quando estão distantes;
  • Dificuldade de ouvir áudios de telefone e celulares;
  • Certos sons apresentam-se demasiadamente altos
  • Zumbido no ouvido.

Como cuidar da saúde auditiva?

Para retardar ou evitar o uso precoce de acessórios para aparelho auditivos e o próprio equipamento, o ideal é ter cuidado com a saúde auditiva. Esse cuidado pode ser realizado com diferentes ações diárias, uma delas é a consulta periódica com um médico especialista.

Além disso, tenha muito cuidado com a limpeza auditiva e o uso prolongado de fones de ouvido. São pequenas ações no dia a dia que fazem total diferença para quem de alguma forma, se preocupa com a saúde. 

Os comentários estão encerrados.

Mostrar
Esconder