O que é o exame de audiometria?

A perda auditiva afeta o equilíbrio do corpo humano?
11 de maio de 2018
Como testar a bateria para aparelho auditivo?
15 de junho de 2018

Descubra o que é o exame de audiometria!

Dificuldade ao ouvir sons ambientes? Pedidos constantes para as pessoas repetirem o que falaram? Ou até se surpreendeu com a ausência quase completa da audição? Nestes casos, a solução ideal é ir à um fonoaudiólogo para verificar o que está acontecendo por meio do exame de audiometria.

Entre os extremos da perda auditiva total ou não ouvir nada existem graus que descrevem a diminuição da capacidade auditiva, os quais são: leve, moderada, severa e profunda. É exatamente neste ponto que a audiometria realiza o trabalho de identificar as possíveis alterações auditivas e, ao mesmo tempo, indica ao paciente medidas preventivas ou tratamentos eficazes de acordo com o nível da deficiência.

Geralmente, a maioria das pessoas dispõem de um grau de deficiência entre o leve e o moderado, pois são os pacientes que buscam ajuda logo que os primeiros sinais são verificados.

Como funciona o exame de audiometria?

Em primeiro lugar, é importante citar que o procedimento é indolor e deve ser realizado por um fonoaudiólogo.

Para iniciar o exame de audiometria normal, o paciente entra em uma cabine acústica – a qual isola os sons externos – e possui uma única parede de vidro, na qual ele poderá ver o fonoaudiólogo através dela. Em seguida, ambos irão se comunicar por meio do fone/microfone para que o especialista emita sons que deverão ser respondidos pelo paciente mediante gestos previamente combinados (como levantar a mão, por exemplo). Em um outro momento do exame, o paciente terá que repetir algumas palavras emitidas pelo profissional.

No caso da audiometria tonal, o procedimento é realizado por via óssea, no qual um vibrador é colocado sobre o osso mastoide do paciente e o mesmo deve acusar as percepções.

Diagnóstico positivo. E agora?

Em casos de resultados positivos quanto à deficiência auditiva, procure um local ideal para adquirir um aparelho auditivo adequado ao grau de surdez e, em seguida, consulte a Sonoraweb para comprar baterias de aparelho auditivo de qualidade, as quais vão garantir 100% de desempenho do dispositivo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostrar
Esconder