Quais são as doenças que podem causar surdez?

Tipos de aparelhos auditivos e acessórios
30 de novembro de 2019
Aparelho auditivo quanto tempo pode ser usado por dia?
Aparelho auditivo: quanto tempo pode ser usado por dia?
7 de janeiro de 2020

A surdez é uma deficiência auditiva que pode ser a perda parcial ou total da capacidade de ouvir. Sendo assim, é importante saber quais são possíveis causas não congênitas, que é quando a quando a pessoa já nasce com esse problema, para evitar ou buscar formas de tratamento!

Inclusive, existem doenças adquiridas ao longo da vida que podem provocar lesões nas células que conduzem o som até o cérebro e os sintomas acabam diminuindo a capacidade de ouvir.

Quando se identifica a causa que provoca a surdez, é possível também ser mais assertivo na forma de tratamento escolhida para lidar com o problema, o que pode ser feito com um implante auditivo chamado de implante coclear ou um aparelho auditivo adequado para lidar com seu problema!

Conheça agora quais são as doenças que podem provocar princípios de surdez ou intensificar a doença:

Meningite

A meningite é uma inflamação nas membranas que acaba cobrindo o cérebro e alguns outros órgãos que fazem parte do sistema nervoso central. Além de cansaço, dores de cabeça intensas, vômitos e abatimento, a meningite pode causar perda de audição nos dois ouvidos em casos extremos – o que é comum principalmente em crianças. 

Pode ter causas bacterianas, virais ou fúngicas (sendo que a bacteriana é a mais perigosa e grave).

Pressão alta ou hipertensão

Como a maioria das pessoas já sabem, a pressão alta faz com que a pressão do sangue nos vasos aumente consideravelmente e com isso é possível desencadear uma insuficiência cardíaca, AVC ou até a degeneração auditiva. Consequentemente, a surdez em casos de hipertensão podem ser gradual e definitiva! 

Herpes

Por mais difícil que seja de acreditar, a herpes é uma doença comum e conhecida pelas feridas que deixa no corpo e por ser sexualmente transmissível. Mas não acaba por aí! 

A herpes pode ser transmitida de outras formas e pode ter outras consequências bem graves, como por exemplo a perda auditiva e até a morte.  

Diabetes

Além de tudo que já conhecemos sobre a diabete e as complicações que podem causar – como cegueira, problema nos rins e adversidades cardiovasculares -, essa doença também deixa as pessoas mais propensas à surdez! 

Isso acontece porque o nível de açúcar no sangue pode danificar os vasos sanguíneos na região dos ouvidos e, assim, consequentemente os diabéticos correm o risco de perder a audição quando não buscam tratamento adequado (tanto para a diabete quanto para a deficiência auditiva). 

Caxumba

A caxumba é um tipo de doença causada por vírus que provoca um inchaço nas glândulas salivares e pode causar outras complicações como inflamação dos ovários ou testículos, desenvolver meningite, infecção no pâncreas e a deficiência auditiva na maioria dos casos.  

Rubéola

A rubéola é uma das doenças que acabam causando surdez em bebês por meio da placenta – além de problemas cardíacos, visuais e neurológicos! 

Quando é desenvolvida em crianças ou adultos, os sintomas são coriza, febre e conjuntivite – o que contribui significativamente para ser confundida com outras doenças. Por isso, o melhor é passar sempre com médicos que acompanhem cada caso e consigam diagnosticar com certeza quando o paciente sofre ou não de rubéola. 

Como a Sonora Web pode te ajudar nesse sentido? 

É claro que nem todos os tipos de doenças que podem causar surdez foram apresentados, porque infelizmente são muitas! Sendo assim, nós da Sonora Web recomendamos e insistimos que faça acompanhamento com médicos profissionais e especialistas na saúde auditiva. 

A intenção do nosso conselho é não só te ajudar a identificar a surdez e suas causas, mas também proporcionar melhor qualidade de vida – já que especialistas podem indicar o melhor tratamento e recomendar qual modelo de aparelho ou implante coclear você deve usar, bem como quais são os acessórios para aparelho auditivo e pilhas para aparelho auditivo ou para implantes mais adequados para o equipamento que você usa. 

Isso é importante porque até saber comprar pilha para aparelho auditivo influencia seu tratamento. Por exemplo, se alguém compra bateria para aparelho auditivo incompatível com seu aparelho ou de alguma marca paralela, o aparelho não vai ter o desempenho esperado e pode até quebrar. 

Por isso disponibilizamos produtos da mais alta qualidade e das melhores marcas em todas as categorias disponíveis em nosso site, que são: pilha para aparelho auditivo e para implante coclear, acessórios para os dois aparelhos, kits de higiêne para aparelhos, equipamentos para médicos especialistas, entre outros.

Se quiser conhecer melhor a Sonora Web, acesse agora mesmo e aproveite para entrar em contato conosco em caso de dúvidas ou orçamentos! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostrar
Esconder