A evolução dos aparelhos auditivos

A importância de ter um bom kit de aparelhos auditivos
26 de agosto de 2021
perda auditiva
Conheça alguns motivos da perda de audição e também a limpeza auditiva
9 de setembro de 2021
aparelho auditivo

O avanço da tecnologia beneficiou, grandemente, a evolução dos aparelhos auditivos. Quem sofre com problemas de audição entende como os dispositivos são valiosos para o dia a dia, visto que promovem bem-estar e independência. Em conjunto com o protetor de cera, eles conseguem ampliar e controlar as percepções sonoras do indivíduo. Claro, é necessário a limpeza de aparelho auditivo, mesmo utilizando outros implementos.  

Surgimento dos aparelhos auditivos

Os aparelhos auditivos trilharam um longo caminho até chegar em seu estado atual, em que oferece uma melhora na audição. No século XIII, quem sofria com a perda auditiva utilizava chifres ocos de animais para amenizar o problema. Já no século XVIII, o dispositivo se modernizou, sendo substituído por um corneta, segurada ao pé do ouvido, que apenas amplificava o som. 

Foi somente entre os séculos XIX e XX que foram desenvolvidos os primeiros modelos de aparelhos eletrônicos. Por volta de 1920, eram usados tubos a vácuo, que aumentava a eficiência em 70 decibéis (dB). 

No ano de 1938, os dispositivos tiveram um receptor, fone de ouvido e fio que podiam ser presos em roupas. Contudo, era necessário o uso de uma bateria que fixa na perna do usuário. No final do século, chegaram os aparelhos analógicos. Aqui, o microfone ficava na parte interna do ouvido e um fio o conectava a um amplificador. A bateria, nessa versão, era presa na orelha.

Até os anos 80 essa tecnologia conduziu muito sucesso. Depois disso, foram criados chips que processam sinais digitais nos dispositivos. Por fim, chegamos ao século XXI. Os aparelhos auditivos atuais, que funcionam com bateria para aparelho auditivo, contam com personalizações, flexibilidade e ajustes.

Tendências do aparelho auditivo

Continuam acontecendo inovações tecnológicas, com isso, os aparelhos auditivos também recebem alterações temporais. Com a finalidade de aprimorá-los, ainda são trabalhados alguns aspectos dos dispositivos, como:

  • Microfone do aparelho, para melhorar o entendimento de fala;
  • Redução de ruídos, de modo a oferecer mais conforto ao paciente;
  • Aplicativos, visando facilitar a usabilidade e controle dos aparelhos.

Valor dos aparelhos auditivos

Os preços dos aparelhos auditivos são bem variados. Há desde o dispositivo mais econômico, em que os acessórios para aparelhos auditivos são fornecidos para garantir a sua praticidade e conforto. Existem também os dispositivos com mais funcionalidades que, consequentemente, apresentam valores maiores. 

Como é possível perceber, a evolução do aparelho auditivo é constante. Os profissionais estão sempre buscando melhorar a rotina de quem sofre com a perda de audição. Visto as transformações das últimas décadas até aqui, podemos ter uma noção do que vem pela frente.

A SONORA oferece acessórios como: pilha para aparelho auditivo, bateria de alta qualidade e muito mais. Trabalhamos para elevar a qualidade de vida dos nossos clientes e fazer a diferença! Lembre-se de aplicar um bom desumidificador de aparelho auditivo para que assim, aumente a vida útil do seu equipamento. 

Os comentários estão encerrados.

Mostrar
Esconder